As altas taxas portuárias dos EUA para armadores e navios chineses entraram em vigor em 14 de outubro: A partir de 14 de outubro de 2025, as novas políticas de taxas portuárias dos EUA destinadas a armadores chineses e navios construídos por estaleiros chineses entrarão oficialmente em vigor. A partir de 14 de outubro, será cobrada uma taxa de US$ 50 por tonelada líquida aos navios pertencentes ou operados por entidades chinesas que cheguem aos portos dos EUA. Aos navios-construídos na China será cobrada uma taxa de US$ 18 por tonelada líquida ou US$ 120 por contêiner descarregado, o que for maior. Transportadores de automóveis e navios roll-on/roll{18}}também pagarão uma taxa de US$ 14 por tonelada líquida, também a partir de 14 de outubro. Além disso, a responsabilidade pelo pagamento recai inteiramente sobre o operador da embarcação. Os operadores devem pagar as taxas antes da primeira entrada de um navio num porto ou local dos EUA fora do território aduaneiro dos EUA; o não cumprimento desta recomendação poderá resultar na negação da permissão de carga ou descarga ao navio ou na retenção de sua partida.
Ao mesmo tempo, a partir de 14 de outubro de 2025, a China tomará as contramedidas correspondentes: navios pertencentes a empresas dos EUA, outras organizações e indivíduos; navios operados por empresas dos EUA, outras organizações e indivíduos; navios pertencentes ou operados por empresas ou outras organizações nas quais empresas, outras organizações e indivíduos dos EUA detêm direta ou indiretamente 25% ou mais das ações (direitos de voto, assentos no conselho); navios que arvoram bandeira dos EUA; e navios construídos nos Estados Unidos. O órgão de administração marítima do porto onde o navio estiver atracado será responsável pela cobrança das taxas portuárias especiais do navio.







